Coletâneas

 

O SAMBA E A FILOSOFIA

Organizadores:Renato Noguera; Ronie A. Teles da Silveira; Sérgio Schaefer
Editora Prismas - Curitiba, 2015 - 292 p.

Esse livro é a continuação do desejo compartilhado por seus diversos autores de aproximar a Filosofia da Cultura Brasileira. E nada melhor para tornar esse diálogo palpável do que o motivo fornecido pelo samba. Afinal, ele é uma das nossas manifestações nacionais mais típicas e que tem sobrevivido a várias transformações ao longo do tempo.

Os autores, através desse livro, esperam terse tornado menos doentes do pé e menos ruins da cabeça.

O Cinema Brasileiro e a Filosofia
Sérgio Schaefer e Ronie A.T. da Silveira (org.) Uberlândia: EDUFU, 2012

O livro "O Cinema Brasileiro e a Filosofia" é parte de um projeto de diálogos entre a Filosofia e outras áreas da cultura brasileira. Entendemos que a Filosofia não completa seu trabalho se não é capaz de se enriquecer com o conteúdo da cultura de um país. Embora o estudo da tradição filosófica de mais de dois mil anos seja essencial, ele não pode ser o limite da atividade filosófica. Tanto a Filosofia ganha com a obtenção desses novos conteúdos culturais sobre os quais pode refletir, quanto a cultura de um país pode se beneficiar com o resultado dessa reflexão, ao tornar certas características nacionais evidentes. Assim, a ideia básica do projeto desses diálogos é alimentar a reflexão filosófica com temas do Brasil e enriquecer a consciência nacional. Este livro é o terceiro produzido com tal propósito. Ele foi precedido de "Drummond e a Filosofia" e de "Caetano e a Filosofia", e serve a dois objetivos: levar a Filosofia ao diálogo com o Brasil e possibilitar acesso de um público leitor amplo ao conhecimento filosófico.

Drummond e a filosofia
Sérgio Schaefer e Ronie A. T. da Silveira (org.), S.Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.

Procurar relacionar a riqueza da poesia de Drummond com a rede conceitual própria da filosofia é o objetivo básico deste trabalho coletivo.
Drummond e a filosofia é um encontro entre as incertezas da sofia e as lúcidas angústias da poesia. É também um livro que procura estabelecer um diálogo com a cultura brasileira.
Embora as discussões estritamente técnicas e o conhecimento da tradição sejam fundamentais para formar uma comunidade de saber, a capacidade de interlocução com o mundo cultural que nos cerca também começa a se tornar, nos dias de hoje, algo que precisa ser considerado no campo da análise filosófica.
Drummond e a filosofia é um esforço para entender algumas pedras no meio do caminho. Pedras que, muitas vezes, tomam a forma de “claros enigmas”, como diria o nosso poeta.

Caetano e a Filosofia
Sérgio Schaefer e Ronie A.T. da Silveira (org.). Santa Cruz do Sul: EDUNISC; Salvador: EDUFBA, 2010.

Caetano e a Filosofia procura olhar e entender a poesia e a música de Caetano Veloso a partir de vários ângulos. É mais um passo dado para a Filosofia encontrar com questões brasileiras, um outro passo foi dado na coletânea Drummond e a Filosofia, lançada anteriormente. O trabalho de relacionar a obra artística de Caetano com a reflexão filosófica foi um desafio não apenas no sentido de existir pouco material de apoio à sua produção, mas também no sentido de encontrar pessoas dispostas a esse tipo de exercício, normalmente não valorizado na academia brasileira. O diálogo que o livro promove entre o pensamento filosófico, muitas vezes hermético, e o pensamento saltitante, modernamente poderoso, de Caetano possui, sem dúvida, um caráter inovador. Não esgota a riqueza da poética caetana, mas procura entendê-la com a seriedade que ela certamente merece. Como, aliás, merecem todas as legítimas manifestações da cultura brasileira.


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

CAETANO, O PENSAMENTO E A ESPIRAL
Ivo Lucchesi e Gilda Korff Dieguez

O BRASIL ALÉM DO BRASIL – Ronie Alexsandro
Teles da Silveira e Eduardo Sugizaki

A NOVA “CANÇÃO DO EXÍLIO” NA LÍRICA DE
CAETANO VELOSO – a meta-narrativa como antimemória
– Humberto Guido

ERA UMA VEZ CAETANO VELOSO E SUA
TROPICÁLIA RESSIGNIFICADORA
Sérgio Schaefer

CAETANO CANTA PARA PENSAR, LOGO
FILOSOFA?
Luiz Augusto Passos e Marco Antonio Moura

PLATÃO, CAETANO VELOSO E O DISCURSO
AMOROSO
João Coviello

O MULATO NO JOGO INTERTEXTUAL DE
CAETANO VELOSO
Leonardo Davino de Oliveira

INFINITAMENTE PESSOAL: QUERERES DE
CAETANO
Leandro Ernesto Maia

TRADUÇÕES DE SAMPA: TRADIÇÃO E
COSMOPOLITISMO, NARCISISMO E
NOVABAIANIDADE
Marcos Henrique de Oliveira Nicolini

AS PSIQUÊS DE CAETANO
Yonara Costa

A UTOPIA DE CAETANO VELOSO E A
FILOSOFIA NO BRASIL
Marcos Carvalho Lopes

Fundamentos filosóficos da educação
Jantsch, Ari Paulo et al. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2006

Quando se trata de um curso de licenciatura, hoje há um reclame no tocante à reflexão filosófica. Na presente obra – Fundamentos Filosóficos da Educação – voltada à licenciatura em Física, na modalidade de Educação a Distância (EAD), foram produzidos capítulos que tratam de temáticas podem gerar várias inquietações e reflexões no sentido de um avanço na compreensão da relação entre conhecimento e formação. Este livro pode viabilizar um duplo desafio: o de aprender conteúdos de filosofia e de filosofar. Sérgio Schaefer é responsável pelo capítulo 2: “O pensamento moderno e a imperfeição da razão” e pelo capítulo 3: “Em busca de uma razão mais segura de si”.

Contos do Novo Milênio
Kiefer, Charles (org.). Porto Alegre: IEL, 2006

Publicado pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), o livro Contos do Novo Milênio é uma antologia de contistas gaúchos organizada por Charles Kiefer. Nesta antologia, que reúne 40 contistas gaúchos e que abrange o período de 1980 a 2005, está incluído um conto de Sérgio Schaefer, “Vaca Afetosa”, que apareceu no último livro publicado por este autor intitulado Sombras. Segundo diz o organizador na apresentação do livro, esta nova coletânea de contos de escritores gaúchos presta sua homenagem a todas as anteriores que foram publicadas no estado e a elas quer se agregar, pois “somos elos da mesma corrente que compõe a tradição literária do Rio Grande do Sul. Lidas em conjunto, elas demonstram o altíssimo nível que a história curta atingiu no ponto mais extremado do Brasil.”.



A filosofia e a felicidade
Suzana Guerra Albornoz (org.)Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2004

Livro organizado na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) pela prof.ª Suzana Guerra Albornoz. Os autores são professores desta universidade. Sérgio Schaefer participa da coletânea com o texto "A concepção de felicidade em Aristóteles" (p. 25-40), no qual analisa de modo particular o conceito de felicidade que Aristóteles apresenta na sua obra Ética a Nicômaco.



Trama & Texto - leitura crítica, escrita criativa
SP: Plexus, 1996. (Org.: Lucídio Bianchetti, UFSC)

Livro organizado na Universidade Federal de Santa Catarina pelo Prof. Lucídio Bianchetti. Sérgio Schaefer participa nesta coletânea com o texto "A escrita e a superação do senso comum" (p. 56-88), onde analisa de modo particular a prática da escrita como contributo na superação da consciência não-crítica no método de Paulo Freire, deflagrado na década de 60 nos "círculos de cultura".

site desenvolvido por wwsites